Economia

Negociador da UE diz que bloco precisa se preparar para Brexit sem acordo

Michel Barnier afirmou que a questão da fronteira irlandesa com a Irlanda do Norte é "o ponto mais sensível" das negociações com o Reino Unido

Barnier: o negociador chefe da UE disse que o bloco deve estar preparado para uma saída organizada do Reino Unido (Yves Herman/Reuters)

Barnier: o negociador chefe da UE disse que o bloco deve estar preparado para uma saída organizada do Reino Unido (Yves Herman/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 11h54.

Berlim - O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, disse nesta quinta-feira que o bloco precisa se preparar para a possibilidade de uma separação do Reino Unido sem acordo, mesmo que o objetivo seja uma saída organizada.

A UE precisa estar bem preparada para tudo, disse Barnier à emissora alemã Deutschlandfunk: "E isso inclui o cenário sem acordo".

Barnier disse que a questão da fronteira irlandesa com a Irlanda do Norte é "o ponto mais sensível" das negociações. Falando sobre uma solução para o problema, acrescentou: "Acho que é possível".

Na quarta-feira, Barnier disse que a União Europeia está pronta para oferecer ao Reino Unido um relacionamento próximo sem precedentes após o Brexit, mas que não permitirá nada que enfraqueça o mercado único do bloco.

O negociador da UE reiterou a afirmação durante a entrevista à Deutschlandfunk, dizendo que a oferta do bloco para uma "parceria única... não deve ser às custas do que somos".

Com sete meses pela frente antes do Reino Unido deixar a União Europeia, os dois lados ainda não chegaram a um acordo de separação.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês