Economia

Negociações para facilitar comércio mundial fracassam na OMC

O acordo tinha como objetivo homogeneizar os procedimentos alfandegários para dar um impulso ao comércio internacional


	Sede da OMC em Genebra: "Fracassamos em nossas tentativas de convergência em Genebra", declarou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo
 (Fabrice Coffrini/AFP)

Sede da OMC em Genebra: "Fracassamos em nossas tentativas de convergência em Genebra", declarou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 11h26.

Genebra - As negociações entre os 159 países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC) para adotar um acordo que facilite o comércio global fracassaram na reunião preparatória para a conferência ministerial de organização, que será realizada na semana que vem em Bali (Indonésia).

"Fracassamos em nossas tentativas de convergência em Genebra", declarou em entrevista coletiva o diretor-geral da OMC, o brasileiro Roberto Azevêdo.

"O que fica não será fácil de negociar em Bali, será simplesmente impraticável fazer isso entre cem ministros de Comércio", acrescentou.

O acordo, que vinha sendo negociado nos últimos meses na OMC, tinha como objetivo homogeneizar os procedimentos alfandegários para dar um impulso ao comércio internacional e se esperava que beneficiaria em particular os países em desenvolvimento e com menos recursos. 

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Economia

Efeito da reforma tributária sobre o fluxo de caixa das empresas é positivo, diz Appy

Comitê Gestor do IBS e a capacidade de pagamento dos Estados e Municípios

Bernard Appy: Serviços públicos, como energia elétrica, ficarão mais baratos após reforma tributária

China bate recorde de exportações em 2024 e ultrapassa US$ 3,48 trilhões