Economia

Navios de carga da chinesa SAIC iniciam rota para o México

Nova rota é o mais recente símbolo da crescente popularidade dos veículos chineses nos mercados estrangeiros

Navio da SAIC Anji (foto de arquivo): SAIC é a maior exportadora de veículos da China por sete anos consecutivos (Costfoto/Future Publishing/Getty Images)

Navio da SAIC Anji (foto de arquivo): SAIC é a maior exportadora de veículos da China por sete anos consecutivos (Costfoto/Future Publishing/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 20 de março de 2023 às 17h33.

Phoenix, um navio de carga de propriedade da filial logística da SAIC Motor Anji, deixou Ningde, província de Fujian, no leste da China, na quinta-feira, 20, em direção a Lazaro Cardenas, uma cidade portuária no México.

A rota inaugural de 13.500 km levará o navio carregado com cerca de 1.000 veículos, durante 23 dias, segundo o presidente da Anji Wang Zemin. O executivo disse que o navio reduzirá o tempo necessário em “três a cinco dias” em comparação com o método anterior de transporte dos veículos da fábrica da SAIC em Ningde para Xangai.

A nova rota é o mais recente símbolo da crescente popularidade dos veículos chineses nos mercados estrangeiros.

Em 2022, a Anji enviou mais de 600.000 veículos SAIC para destinos globais, incluindo a Europa e a América do Norte. No primeiro trimestre, seus embarques chegarão a 160.000 unidades, 25% a mais do que no ano anterior, disse Wang.

Maior exportador

A SAIC tem sido o maior exportador de veículos da China por sete anos consecutivos. Além da Anji, ela trabalha com outras empresas de transporte marítimo. Através delas, a montadora exportou 1,02 milhão de veículos em 2022, 45,9% a mais do que no ano anterior, e 65% deles eram marcas da SAIC, principalmente MG e Maxus.

“Cerca de um em cada três veículos chineses vendidos no exterior são da SAIC”, disse Zhao Aimin, vice-presidente executivo da SAIC International, que é responsável pelos negócios do fabricante de automóveis no exterior.

Ele espera que o número cresça para 1,2 milhão de veículos este ano, com a Europa, o Oriente Médio e o México entre seus principais mercados, e que até 70% dos produtos sejam marcas próprias da SAIC.

Zhao disse que um ingrediente importante do sucesso nos mercados estrangeiros é oferecer produtos competitivos baseados na compreensão das demandas dos clientes locais.

A empresa chinesa lançou o MG4 Electric hatchback em 2022, que é o primeiro modelo desenvolvido com os mercados globais em mente.

É o resultado das equipes chinesa e britânica da SAIC e ganhou as melhores classificações em programas de qualidade de carros novos em diferentes regiões, incluindo o famoso e rigoroso Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: National Beijing Daily

Acompanhe tudo sobre:ChinaVeículosPortos

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'