Economia

Natal aumenta em 4,3% quitação de dívidas no comércio do RJ

Pesquisa revela que as dívidas quitadas no comércio do Rio de Janeiro cresceram 4,3% em dezembro, enquanto a inadimplência evoluiu 0,4%


	Natal: em relação a novembro, as consultas e as dívidas quitadas aumentaram 10,4% e 7,3%, respectivamente
 (Stock.xchng/Uros Kotnik)

Natal: em relação a novembro, as consultas e as dívidas quitadas aumentaram 10,4% e 7,3%, respectivamente (Stock.xchng/Uros Kotnik)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2015 às 15h41.

Rio de Janeiro - Pesquisa divulgada hoje (8) pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) revela que, comparadas ao mesmo mesmo mês de 2013, as dívidas quitadas no comércio da capital fluminense cresceram 4,3% em dezembro, enquanto a inadimplência evoluiu 0,4%.

Já as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito da entidade registraram aumento de 0,8%.

Em relação a novembro, as consultas e as dívidas quitadas aumentaram 10,4% e 7,3%, respectivamente, e a inadimplência diminuiu 7,6%.

O superintendente do CDL-Rio, Abraão Flasziboym, informou que o aumento da quitação de dívidas é reflexo do Natal. “Nessas datas, normalmente há uma corrida para colocar a dívida em dia, de forma a garantir o poder de compra", comentou.

No acumulado de janeiro a dezembro de 2014, em comparação ao ano anterior, as consultas, inadimplência e dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 0,9%, 1% e 4,5%, conforme informou o CDL-Rio.

Para 2015, Flasziboym disse que a expectativa é de otimismo, apesar do cenário econômico de ajustes. “Lojista não pode ser pessimista. Caso contrário, tem de fechar a loja”. Acrescentou que a leitura do setor varejista é que 2015 será um ano difícil, não só pela situação econômica, mas pelo volume de feriados, que afetará o faturamento anual.

“Isso se reflete no mercado, porque alguns feriados caem em datas que interrompem o fim de semana, afetam as vendas e, em consequência, trazem uma certa ansiedade ao comércio”.

Os dados referentes às vendas do setor ainda estão sendo compilados. De acordo com estimativa do superintendente do CDL-Rio, os números deverão ser divulgados na próxima semana.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisNatalDívidas pessoaisInadimplência

Mais de Economia

'Não é verdade que o Focus ouve sempre os mesmos bancos', diz Galípolo

Brasil cria 147,3 mil empregos com carteira assinada, patamar mais baixo para o mês

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 4,81% em 2025