Economia

Não há risco de crise no sistema bancário, diz BC

O secretário-executivo do Banco Central classificou como "ponto fora da curva" a liquidação do Banco Rural


	Geraldo Magela Siqueira: "eu não sou da área de fiscalização, mas não tem qualquer risco no sistema e não há qualquer preocupação nesse sentido", disse
 (José Cruz/ABr)

Geraldo Magela Siqueira: "eu não sou da área de fiscalização, mas não tem qualquer risco no sistema e não há qualquer preocupação nesse sentido", disse (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de agosto de 2013 às 13h17.

São Paulo - O secretário-executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira, afirmou que não há qualquer risco de uma crise no sistema bancário após a liquidação do Banco Rural, no último dia 2, e da possibilidade de o BVA seguir o mesmo caminho, após o Grupo Caoa ter desistido de comprar o banco, sob intervenção desde 19 de outubro. "Eu não sou da área de fiscalização, mas não tem qualquer risco no sistema e não há qualquer preocupação nesse sentido", resumiu.

Siqueira, que participa do 3º Congresso de Combate e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, em São Paulo, lembrou que o governo, por meio de ações dos órgãos de fiscalização e da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), está preparado para combater o crime.

Ele classificou como "ponto fora da curva" a liquidação do Banco Rural, após o envolvimento no escândalo do mensalão, com a condenação de dirigentes da instituição financeira por vários crimes, entre eles lavagem de dinheiro.

"O BC tem colaboração com o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e adotamos medidas para que o sistema financeiro esteja preparado para combater isso. Um ou outro (problema) é ponto fora da curva e não há qualquer preocupação específica sobre isso. A nossa preocupação é sistêmica", disse Siqueira.

O secretário-executivo do BC elogiou a iniciativa da Federação Brasileira Bancos (Febraban) em publicar um normativo que regula o combate à lavagem de dinheiro.

"O mais importante é uma disseminação dos princípios aos atores do sistema financeiro, principalmente para que se cumpram os princípios da ética e legalidade, com aperfeiçoamento de padrões de conduta e colaboração com autoridades", disse.

Acompanhe tudo sobre:BancosMercado financeiroFinançasBanco Central

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas