Economia

MTE: 93,5% dos beneficiários sacaram abono salarial

O abono é um direito do empregado que tenha trabalhado pelo menos 30 dias corridos no ano em questão

No ano passado, do total de trabalhadores com direito ao benefício, 96% foram a Caixa para pegar o dinheiro (Lia Lubambo/EXAME)

No ano passado, do total de trabalhadores com direito ao benefício, 96% foram a Caixa para pegar o dinheiro (Lia Lubambo/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2011 às 17h45.

Brasília - Há 35 dias do final do prazo, 1,2 milhão de trabalhadores ainda não resgataram seu abono salarial referente a 2009. O abono é um direito do empregado que tenha trabalhado pelo menos 30 dias corridos no ano em questão, com carteira assinada, tenha cadastro no PIS/Pasep e recebido, em média, até dois salários mínimos durante o período trabalhado. O valor do abono é de um salário mínimo.

Até o momento, 93,52% dos 18,5 milhões de pessoas identificadas como beneficiárias já sacaram os recursos. No ano passado, do total de trabalhadores com direito ao benefício, 96% foram até uma agência da Caixa Econômica Federal para pegar o dinheiro. "A expectativa é de que o porcentual passe dos 97% este ano", disse o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

O prazo para saque do abono se encerra no dia 30 de junho e, se o valor não for resgatado, ele retornará ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O valor estimado pelo governo para pagar os 1,2 milhão de abonos restantes é de R$ 653,8 milhões. 

Acompanhe tudo sobre:BancosBenefíciosCaixaEmpregosEmpresasSalários

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado