Economia

Movimento no varejo cresce 0,5% em agosto, diz Boa Vista

É o terceiro mês consecutivo de alta


	Consumidora caminha diante de loja de roupas no comércio do Rio de Janeiro: no entanto, segundo a empresa, o crescimento deverá ser moderado este ano
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Consumidora caminha diante de loja de roupas no comércio do Rio de Janeiro: no entanto, segundo a empresa, o crescimento deverá ser moderado este ano (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de setembro de 2013 às 15h04.

São Paulo - O movimento do comércio varejista no país cresceu 0,5% em agosto ante julho, já descontados os efeitos sazonais, divulgou nesta quinta-feira (19) a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). É o terceiro mês consecutivo de alta.

De janeiro a agosto, o indicador registrou avanço de 1,4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já na comparação dos últimos 12 meses ante os 12 meses encerrados em agosto de 2012, o crescimento foi de 3,1%.

De acordo com nota distribuída à imprensa pela Boa Vista, nos últimos anos o setor varejista teve um ciclo de dinamismo, resultado da relativa estabilidade da inflação no período, de políticas de redistribuição de renda e de facilidades para a obtenção de crédito.

No entanto, segundo a empresa, o crescimento deverá ser moderado este ano. "Dentre os principais motivos desta mudança de quadro se destacam o menor crescimento do rendimento médio da população ocupada no período, a menor efetividade das políticas de fomento ao consumo e a retomada de um ciclo de alta de juros", diz a nota.

Setores

Entre os setores avaliados, o de móveis e eletrodomésticos apresentou aumento de 1,7% em agosto ante julho, com ajuste sazonal, e foi pela segunda vez consecutiva o setor responsável pela variação positiva do indicador geral no mês passado. A categoria combustíveis e lubrificantes teve ligeira alta de 0,3%. Em contrapartida, registraram queda os setores de supermercados, alimentos e bebidas (-0,4%) e de tecidos, vestuários e calçados (-0,3%).

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumoSCPCVarejo

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026