Economia

Movimento no Porto de Santos vai superar meta, diz Codesp

A movimentação de cargo no porto deve atingir perto de 115 milhões de toneladas, cinco a mais do que a previsão inicial


	Trabalhador passa por contêineres no Porto de Santos: em dez anos, até 2024, o porto deve superar 200 milhões de toneladas, estima a companhia docas
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Trabalhador passa por contêineres no Porto de Santos: em dez anos, até 2024, o porto deve superar 200 milhões de toneladas, estima a companhia docas (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 13h43.

Santos - O Porto de Santos deverá superar as estimativas iniciais de movimentação de carga para este ano, que apontavam para aproximadamente 110 milhões de toneladas, e deve atingir perto de 115 milhões de toneladas, informou nesta terça-feira, 22, o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Ferreira Barco.

Para o ano que vem, no entanto, ele reiterou, durante apresentação, a projeção de movimentação de 115 milhões de toneladas. Em dez anos, até 2024, o porto deve superar 200 milhões de toneladas, acrescentou.

Somente a movimentação de contêineres deve atingir 3,5 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), ante uma capacidade estática de 8,8 milhões de TEUs por ano.

"Isso se deve à entrada em operação dos novos terminais neste ano", disse Barco, referindo-se às instalações da Brasil Terminais Portuários (BTP) e Embraport.

Para 2024, a perspectiva é que se atinja movimentação de 9 milhões de TEUs, ante uma capacidade de 11 milhões de teus. Barco participa nesta manhã da conferência Infraportos, que se realiza nesta semana em Santos.

Acompanhe tudo sobre:CodespComércio exteriorEmpresasEmpresas estataisEstatais brasileirasExportaçõesImportaçõesPorto de Santos

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs