Economia

Motta anuncia votação de isenção do IR para semana que vem

Texto entrará na pauta de quarta-feira, 1°; relator, Arthur Lira, afirmou que a Casa não vai analisar textos alternativos, em resposta à proposta apresentada por Renan Calheiros no Senado

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 17h25.

Última atualização em 23 de setembro de 2025 às 17h38.

Tudo sobreImposto de Renda 2025
Saiba mais

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a votação do projeto de lei que isenta o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil vai ficar para a próxima semana. A decisão foi tomada após reunião com líderes partidários e divulgada pelas redes sociais.

"A Câmara dos Deputados votará na quarta-feira [1°/10] o projeto de isenção do imposto de renda (PL 1087/25), sob relatoria do deputado Arthur Lira. O parlamentar apresentou hoje seu relatório ao Colégio de Líderes. Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas importantes para o Brasil", disse Hugo Motta em mensagem divulgada nas redes.

A base do governo vem reclamado da demora da Câmara em votar a iniciativa. A urgência do projeto, que acelera a tramitação ao pular as comissões e colocar direto em plenário, foi aprovada em agosto, mas desde aquele momento o texto não havia caminhado. O relator é o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que participou hoje da reunião entre Motta e líderes.

Hoje, a faixa de isenção do IRPF é de R$ 3.036, o equivalente a dois salários mínimos. O projeto foi uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva feita em 2022 e é uma das apostas para alavancar a popularidade do petista em 2026.

A medida é considerada, dentro do governo, parte da estratégia para reverter a queda de popularidade do presidente.

O governo deseja que o texto seja aprovado até o final deste ano para que a isenção tenha efeito em 2026.

Por conta da demora em avançar com o texto da isenção, o governo usou a urgência de um projeto que trata de licenciamento ambiental para trancar a pauta. A estratégia era impedir a pauta enquanto a isenção do IR não entrasse na previsão de votações. Mais cedo, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se reuniu com Motta e Lira para falar sobre o projeto.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosImposto de Renda 2025Hugo Motta

Mais de Economia

INSS suspende pagamento bônus para reduzir fila de pedidos por falta de recursos

FMI aponta trajetória de alta da dívida do Brasil, que deve alcançar 98,1% do PIB em cinco anos

Haddad defende fim de restrições comerciais unilaterais ao FMI e destaca compromisso com a meta

Varejo cresce 0,2% em agosto, diz IBGE