Economia

Moody´s considera provável outro rebaixamento para Portugal

Lisboa - A agência de qualificação financeira Moody's considera "provável" outro rebaixamento de um ou inclusive dois níveis na nota de risco da dívida de Portugal, que será anunciado dentro de quatro semanas. Um relatório da entidade assinala que sua decisão dependerá de fatores como os ajustes fiscais e o "anêmico" crescimento de Portugal, cuja […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2010 às 19h23.

Lisboa - A agência de qualificação financeira Moody's considera "provável" outro rebaixamento de um ou inclusive dois níveis na nota de risco da dívida de Portugal, que será anunciado dentro de quatro semanas.

Um relatório da entidade assinala que sua decisão dependerá de fatores como os ajustes fiscais e o "anêmico" crescimento de Portugal, cuja qualificação já foi rebaixada em outubro.

Por enquanto a Moody's mantém a dívida lusa na categoria Aa 2, o terceiro dos dez níveis de sua categoria de "Investimento", abaixo da qual há outros 11 níveis enquadrados já como "Especulação".

O comentário da agência assinala que "é provável um rebaixamento até Aa 3 mas que não se pode descartar um ajuste à1", que suporia uma queda de dois níveis.

A qualificação da dívida portuguesa já foi rebaixada mês passado pela agência Standard & Poors em uma decisão que se refletiu de forma muito negativa nos mercados e na bolsa de Lisboa.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEuropaPiigsPortugal

Mais de Economia

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula

“Estamos estudando outra forma de financiar o mercado imobiliário”, diz diretor do Banco Central

Reunião de Lula e Haddad será com atacado e varejo e não deve tratar de pacote de corte de gastos

Arrecadação federal soma R$ 248 bilhões em outubro e bate recorde para o mês