Economia

Miriam confirma projeção de alta de 0,3% do PIB no 3ºtri

Segundo Miriam Belchior, a projeção foi feita a partir de um trabalho conjunto entre seu Ministério e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda

 A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: "em todo o primeiro ano de governo, é natural uma acomodação" (Elza Fiúza/Abr)

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: "em todo o primeiro ano de governo, é natural uma acomodação" (Elza Fiúza/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 16h32.

Brasília - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, confirmou hoje a projeção do governo de expansão de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano sobre o segundo. De acordo com a ministra, a projeção foi feita a partir de um trabalho conjunto entre seu Ministério e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

"É isso (projeção de expansão de 0,3% do PIB)", afirmou, ao ser indagada por jornalistas sobre o número. "Nós trabalhamos em conjunto com a secretaria de Política Econômica da Fazenda e temos concordância no governo com essa avaliação apresentada pelo ministro Mantega", disse ela, depois de participar de almoço com a diretoria da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC.

A ministra disse que o governo já identificou outros indicadores que apontam uma melhora do PIB no quatro trimestre, comparativamente ao terceiro. "Como o ministro Mantega já falou, tem várias reações que a gente já está identificando e o último trimestre vai acompanhar isso", afirmou. Segundo ela, a expectativa do governo é de que a atividade econômica retome o aquecimento no último trimestre do ano. O IBGE só vai divulgar o resultado oficial do PIB do terceiro trimestre no dia 6 de dezembro.

Hoje, o Ministério da Fazenda estimou que a economia crescerá apenas 0,3% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. A previsão consta da apresentação que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez aos deputados na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Ontem, o secretário executivo do ministério, Nelson Barbosa, disse que o crescimento poderia ser nulo no terceiro trimestre, informação repetida hoje por Mantega. O ministro destacou, no entanto, que a economia voltou a se acelerar em novembro.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicogestao-de-negociosIndicadores econômicosPIBPlanejamento

Mais de Economia

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade

Ministro do Trabalho defende fim da jornada 6x1 e diz que governo 'tem simpatia' pela proposta

Queda estrutural de juros depende de ‘choques positivos’ na política fiscal, afirma Campos Neto

Redução da jornada de trabalho para 4x3 pode custar R$ 115 bilhões ao ano à indústria, diz estudo