Economia

Miriam confirma projeção de alta de 0,3% do PIB no 3ºtri

Segundo Miriam Belchior, a projeção foi feita a partir de um trabalho conjunto entre seu Ministério e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda

 A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: "em todo o primeiro ano de governo, é natural uma acomodação" (Elza Fiúza/Abr)

A ministra do Planejamento, Mirian Belchior: "em todo o primeiro ano de governo, é natural uma acomodação" (Elza Fiúza/Abr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 16h32.

Brasília - A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, confirmou hoje a projeção do governo de expansão de 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre deste ano sobre o segundo. De acordo com a ministra, a projeção foi feita a partir de um trabalho conjunto entre seu Ministério e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

"É isso (projeção de expansão de 0,3% do PIB)", afirmou, ao ser indagada por jornalistas sobre o número. "Nós trabalhamos em conjunto com a secretaria de Política Econômica da Fazenda e temos concordância no governo com essa avaliação apresentada pelo ministro Mantega", disse ela, depois de participar de almoço com a diretoria da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC.

A ministra disse que o governo já identificou outros indicadores que apontam uma melhora do PIB no quatro trimestre, comparativamente ao terceiro. "Como o ministro Mantega já falou, tem várias reações que a gente já está identificando e o último trimestre vai acompanhar isso", afirmou. Segundo ela, a expectativa do governo é de que a atividade econômica retome o aquecimento no último trimestre do ano. O IBGE só vai divulgar o resultado oficial do PIB do terceiro trimestre no dia 6 de dezembro.

Hoje, o Ministério da Fazenda estimou que a economia crescerá apenas 0,3% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior. A previsão consta da apresentação que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez aos deputados na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. Ontem, o secretário executivo do ministério, Nelson Barbosa, disse que o crescimento poderia ser nulo no terceiro trimestre, informação repetida hoje por Mantega. O ministro destacou, no entanto, que a economia voltou a se acelerar em novembro.

Acompanhe tudo sobre:gestao-de-negociosIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIBPlanejamento

Mais de Economia

Como Milei 'se perdeu' dos mercados, mas encontrou saídas no governo Trump

Relator da MP alternativa ao IOF propõe aumento de alíquota para LCI e LCA em 7,5%

Motta anuncia votação de isenção do IR para semana que vem

Haddad diz que Selic de 15% não é justificável e acredita em cortes