Economia

Ministros do Mercosul acertam combate ao crime organizado

Países fecham acordo de quatro pontos para combater o crime na região

Ministro do Mercosul fecham acordo contra crime organizado (.)

Ministro do Mercosul fecham acordo contra crime organizado (.)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2010 às 11h25.

Assunção - Os ministros do Interior do Mercosul - Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai - se comprometeram com um esforço conjunto de combate ao crime organizado na região, durante uma reunião celebrada nesta sexta-feira, em Assunção.

Para levar adiante a luta contra o crime organizado, os responsáveis pela segurança dos países do Bloco acertaram a aplicação de um acordo de quatro pontos, descrito em um documento firmado na capital paraguaia.

O compromisso estabelece um maior esforço no controle das armas de fogo, a agilização dos mecanismos de extradição, a criação de um grupo específico para analisar o crime organizado e o fortalecimento da cooperação nas áreas de segurança e inteligência.

"O crime organizado transnacional é uma das maiores ameaças e para poder enfrentar esta nova forma de criminalidade é necessário contar com uma perspectiva e uma visão transnacional", disse o ministro paraguaio do Interior, Rafael Filizzola.

Além de Filizzola, participaram do encontro o brasileiro Luiz Paulo Teles Ferreira, o argentino Julio Alak, e o uruguaio Eduardo Bonomi.

Também assistiram os representantes dos países associados ao Mercosul: Miguel Contreras, da Venezuela; Gustavo Jalk Roben, do Equador, e Sergio Llorente Soliz, da Bolívia.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaGoverno

Mais de Economia

Especialistas alertam para risco de mercado de carbono se desvirtuar

Contas externas do Brasil registram déficit de US$ 4,7 bilhões em agosto, diz BC

Novo consignado privado registra aumento de juros e amplia acesso ao crédito, diz BC

Pobreza na Argentina cai para o menor nível desde 2018