Alexis Tsipras, primeiro-ministro da Grécia: de acordo com comunicado do gabinete, foi apresentada uma proposta para dar solução definitiva ao problema da crise grega (REUTERS/Paul Hanna)
Da Redação
Publicado em 21 de junho de 2015 às 11h17.
Bruxelas - O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apresentou propostas neste domingo para um acordo financeiro em conversa telefônica com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
"O primeiro-ministro apresentou a proposta da Grécia para os três líderes, em um acordo mutuamente benéfico para dar uma solução definitiva e não adiar a resolução do problema", disse em comunicado o gabinete de Tsipras.
O chamado ocorre antes de uma reunião de cúpula de emergência de líderes da zona do euro na segunda-feira para tentar evitar um "default" da Grécia, enquanto as negociações entre Atenas e seus credores internacionais sobre um acordo para a dívida permanecem estagnadas.
Depois de meses de disputas e depositantes preocupados tirando bilhões de euros dos bancos gregos, o governo esquerdista de Tsipras sinalizou com disposição para fazer concessões a fim de desbloquear 7,2 bilhões de euros de um pacote de resgate.
Mas um dia antes da reunião de cúpula europeia em Bruxelas, ainda não está claro o quão longe irá Tsipras, eleito em janeiro com a promessa de dar uma alternativa a sua população, após de anos de austeridade.
O partido de Tsipras, o Syriza, planeja uma manifestação em Atenas para enviar "uma mensagem forte de resistência" contra demandas por mais cortes e aumentos de impostos em um país golpeado por anos de recessão.