Economia

Ministro diz que há recurso para 7,7% dos aposentados

Gabas fez a declaração na última segunda e agora está reunido com o presidente Lula e os ministros Guido Mantega e Paulo Bernardo para tomar a decisão

O ministro Carlos Eduardo Gabas disse que há possibilidade de encontrar outra fonte de recursos para o reajuste de 7,7%.  (.)

O ministro Carlos Eduardo Gabas disse que há possibilidade de encontrar outra fonte de recursos para o reajuste de 7,7%. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Brasília - O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, disse ontem que "há possibilidade de se encontrar outra fonte de recursos" para o reajuste de 7,7% dos aposentados já aprovado no Congresso e cujo parecer final será dado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, "há um dilema" e "a alternativa à sanção será uma nova medida provisória, propondo o reajuste de 6,14%".

Gabas informou que vai se reunir hoje, às 9 horas, com o presidente Lula, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Em seguida, será anunciada a decisão em relação ao reajuste. O ministro da Previdência disse que "existe uma discussão reservada dentro do governo com posições favoráveis e contrárias (à sanção ao reajuste de 7,7%) e, até amanhã, o dilema do presidente é sancionar (o reajuste) ou editar uma nova medida provisória".

Segundo Gabas, que participou de evento cultural no Rio de Janeiro, estão sendo estudadas "todas as alternativas, para que o presidente não tome a decisão em cima de apenas uma alternativa". O veto ao fim do fator previdenciário, segundo o ministro, já está decidido.

Ao comentar o reajuste ontem, em cerimônia de inauguração do Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte II, em Queluzito (MG), o presidente declarou que não se deixará seduzir por "qualquer extravagância". Ele disse que não pretende "estragar" sua relação com os aposentados, mas salientou que tomará a decisão pensando no que "for melhor para o Brasil".

Leia outras notícias sobre  aposentadoria

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAposentadoriaDados de BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresReajustes de preçosSalários

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs