Economia

Ministro da Argentina evita pergunta sobre inflação

Gravação feita por rede grega mostra desconforto do ministro da economia do país, Hernán Lorenzino, com a pergunta


	Hernan Lorenzino (e):  “falar de estatísticas de inflação na Argentina é complexo”, disse, com as câmeras desligadas, à TV grega
 (©AFP / Juan Mabromata)

Hernan Lorenzino (e):  “falar de estatísticas de inflação na Argentina é complexo”, disse, com as câmeras desligadas, à TV grega (©AFP / Juan Mabromata)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2013 às 16h39.

São Paulo – O ministro da economia da Argentina, Hernán Lorenzino, abandonou uma entrevista após a repórter de um canal grego perguntar sobre a inflação no país. Depois de apresentar a explicação oficial, Lorenzino se retirou. O tema é delicado no país. Nos últimos anos o FMI vem criticando o sistema do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) da Argentina.

Inicialmente, o ministro da economia apresentou a explicação oficial, de que os órgãos medem a inflação mês após mês, a única inflação possível. Com a insistência da repórter em saber qual era o número, o ministro disse que depende e acabou encerrando a entrevista quando a repórter perguntou sobre o FMI. Já com a câmera desligada, ele disse que falar de estatísticas de inflação na Argentina é complexo. 

A entrevista foi concedida à jornalista grega  Elenis Varvitsiotis para o canal grego de televisão Skai. A jornalista estava gravando um documentário sobre a crise argentina, segundo afirmou ao jornal argentino El Clarín.

https://youtube.com/watch?v=EkHGLkCYnMY%3Ffeature%3Dplayer_embedded

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaInflação

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto