Economia

Ministro chinês pede para EUA não pressionarem sobre iuan

Pequim - O vice-ministro de Comércio da China, Zhong Shan, disse a representantes dos Estados Unidos que é errado forçar a China a valorizar o iuan, conforme comunicado divulgado pela pasta nesta sexta-feira. A nota é um resumo dos comentários de Zhong feitos durante a sua visita a Washington nessa semana, em que rejeitou os […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2010 às 08h53.

Pequim - O vice-ministro de Comércio da China, Zhong Shan, disse a representantes dos Estados Unidos que é errado forçar a China a valorizar o iuan, conforme comunicado divulgado pela pasta nesta sexta-feira.

A nota é um resumo dos comentários de Zhong feitos durante a sua visita a Washington nessa semana, em que rejeitou os pedidos norte-americanos para retomar uma apreciação gradual do iuan, que Pequim abruptamente interrompeu há 20 meses.

"Alguns congressistas e especialistas simplesmente citaram superávit comercial da China com os EUA para concluir que a China está manipulando a taxa de câmbio", disse o vice-ministro do Comércio chinês.

Além disso, de acordo com Zhong, eles alegaram que os EUA devem forçar uma alta do iuan, caso contrário pediriam tarifas punitivas nos produtos chineses de exportação.

"Este argumento está errado. Não há lógica para isso", disse Zhong, no comunicado.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComércioComércio exteriorEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Economia

Iraque planeja aumentar produção do petróleo em 30%; o que muda para o mercado global?

Mais de meio milhão de beneficiários já aderiram ao acordo de ressarcimento de descontos indevidos

Sem diálogo com EUA, governo espera que inflação do café e da laranja leve Trump a adiar tarifaço

Moody's eleva nota de crédito da Argentina e destaca reformas de Milei