Economia

Ministro alemão diz que Grécia precisa parar de pedir ajuda

Tarefa mais importante de Samaras é garantir o programa acordado, em vez de perguntar o "quanto mais os outros podem fazer pela Grécia", disse o ministro

Schaeuble: ministro afirmou a um jornal alemão que a Grécia perdeu muito da confiança europeia durante a crise da dívida (Sean Gallup/Getty Images)

Schaeuble: ministro afirmou a um jornal alemão que a Grécia perdeu muito da confiança europeia durante a crise da dívida (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2012 às 10h08.

Por - O novo governo grego, em vez de pedir por mais ajuda, deveria agir logo para garantir as reformas acordadas para o recebimento do socorro financeiro europeu, disse neste domingo o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble.

O ministro afirmou a um jornal alemão que a Grécia perdeu muito da confiança europeia durante a crise da dívida, como reflete uma pesquisa de opinião realizada em países da Europa e publicada pelo mesmo jornal.

“A tarefa mais importante do novo primeiro-ministro Antonis Samaras é garantir o programa acordado, em vez de perguntar o "quanto mais os outros podem fazer pela Grécia", disse o ministro.

O novo governo grego disse na quinta-feira que iria renegociar os termos da ajuda de 130 bilhões de euros, que tem evitado a quebra do país.

A Alemanha aceita ajustes no acordo, mas não uma revisão radical. A Grécia quer prorrogar os prazos para a redução do seu déficit, o que exigiria mais financiamento externo.

"“A bola agora está com os gregos", afirmou Schaeuble. "“Está nas mãos deles ganhar de volta a confiança dos europeus. Eles só vão conseguir isso com ações concretas."

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise gregaEuropaGréciaPaíses ricosPiigs

Mais de Economia

BNDES firma acordo de R$ 1,2 bilhão com a Agência Francesa para projetos no Brasil

Se Trump deportar 7,5 milhões de pessoas, inflação explode nos EUA, diz Campos Neto

Câmara aprova projeto do governo que busca baratear custo de crédito