Economia

Ministério adota medidas contra a praga Broca do Café

Inseto ataca os grãos de café em qualquer um de seus estágios, destruindo o interior do fruto e colocando em risco a produção


	Cultivo de café: portarias também estendem o manejo da Broca do Café e as medidas emergenciais de defesa sanitária vegetal
 (Leandro Moraes)

Cultivo de café: portarias também estendem o manejo da Broca do Café e as medidas emergenciais de defesa sanitária vegetal (Leandro Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 11h06.

Brasília - Portarias publicadas hoje (26) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declaram estado de emergência fitossanitária nos estados de São Paulo e do Espírito Santo, para o combate da praga chamada Broca do Café (Hypothenemus hampei).

O inseto ataca os grãos de café em qualquer um de seus estágios, destruindo o interior do fruto e colocando em risco a produção. As portarias também estendem o manejo dessa praga e as medidas emergenciais de defesa sanitária vegetal.

De acordo com o ministério, essas medidas se devem à gravidade da situação, pelo ciclo curto e a grande capacidade de proliferação.

Além disso, é baixa a capacidade de resposta disponível, pela ausência de alternativas eficientes para o manejo.

As medidas buscam ainda reduzir os efeitos sobre a economia agropecuária - grandes perdas na produtividade e qualidade do café.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoCaféCommoditiesMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Economia

Deportações em massa de Trump podem levar inflação nos EUA de 2,5% para 4%, diz economista

Mudança na cobrança do ICMS para gasolina e diesel reduz fraudes em 30%

Propag: entenda o programa do governo que pode reduzir a dívida do Rio de Janeiro