Economia

Minha Casa Melhor puxa venda de móveis, segundo o IBGE

O setor de móveis e eletrodomésticos registrou expansão de 7,9% ante agosto do ano passado


	Eletrodomésticos: o programa Minha Casa Melhor financia a compra de móveis e eletrodomésticos para subsidiários do Minha Casa, Minha Vida
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Eletrodomésticos: o programa Minha Casa Melhor financia a compra de móveis e eletrodomésticos para subsidiários do Minha Casa, Minha Vida (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2013 às 11h06.

Rio - O setor de móveis e eletrodomésticos registrou expansão de 0,8% nas vendas no mês de agosto ante julho, e de 7,9% ante agosto do ano passado, ainda na esteira do programa Minha Casa Melhor, que financia a compra de móveis e eletrodomésticos para subsidiários do Minha Casa, Minha Vida.

A técnica da Coordenação de Serviços e Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aleciana Gusmão, lembrou também que o setor ainda contava com a redução do IPI no mês da apuração dos dados.

Outro setor que continua a ser beneficiado pela política de incentivo do governo por meio da redução do IPI é o de material de construção, destacou Aleciana. A alta em agosto nesse segmento foi de 0,8% ante julho e de 4,9% ante agosto de 2012.

No setor de veículos e motos, a expansão nas vendas foi de 2,6% em agosto ante julho. Mas, na comparação com igual mês do ano anterior, o setor apresentou retração de 12,6%, pesando negativamente para a taxa do varejo ampliado (que inclui, além desse segmento, o de material de construção) - em agosto, o volume de vendas do varejo ampliado teve queda de 0,8% ante igual mês de 2012, apesar da alta de 0,6% ante julho.

A justificativa para esse desempenho do segmento de veículos e motos, segundo Aleciana, é a base mais alta observada no ano passado. Em agosto de 2012, os veículos e as motos tiveram expansão de 26,4% nas vendas em relação a igual mês do ano anterior, no auge das políticas de incentivo para o segmento.

Acompanhe tudo sobre:EletrodomésticosHabitação no BrasilMinha Casa Minha VidaMóveis

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs