Economia

Minério de ferro tem nova baixa na China com fraqueza do aço

Preços foram pressionados por um fraco desempenho do setor de construção civil no país e por um excesso de oferta

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2014 às 12h18.

Cingapura - Os preços do minério de ferro no mercado à vista da China voltaram a cair nesta terça-feira, renovando mínimas de cinco anos, acompanhando uma queda no mercado do aço, pressionado por um fraco desempenho do setor de construção civil no país e por um excesso de oferta.

Na segunda-feira praticamente não houve negócios no mercado de minério da China devido a um festival de outono e as cotações ficaram estáveis.

Nesta terça, os preços do minério com 62 por cento de teor de ferro caíram 0,5 por cento, para 83,20 dólares por toneladas, menor valor desde 23 de setembro de 2009, segundo dados do Steel Index.

Os contratos de vergalhão de aço negociados em Xangai caíram mais de 2 por cento nesta terça, para mínimas históricas. As cotações têm registrado mínimas seguidamente desde meados de agosto, levando siderúrgicas chinesas a reduzir a produção.

"A demanda da construção está fraca e as pessoas estão esperando um novo período difícil para empreendedores do setor imobiliário em setembro e outubro", disse um operador de Xangai.

Uma maior desaceleração no setor imobiliário da China tem pesado sobre a economia, aumentando a pressão para que o governo divulgue novas medidas de apoio ao crescimento.

Acompanhe tudo sobre:acoÁsiaChinaConstrução civilIndústriaMineração

Mais de Economia

Arcabouço não estabiliza dívida e Brasil precisa ousar para melhorar fiscal, diz Ana Paula Vescovi

Benefícios tributários deveriam ser incluídos na discussão de corte de despesas, diz Felipe Salto

Um marciano perguntaria por que está se falando em crise, diz Joaquim Levy sobre quadro fiscal

Campos Neto: Piora nas previsões de inflação não é culpa de 'malvados da Faria Lima'