Ferro: minério com teor de 62%, referência para os negócios físicos na China, subiu 1,5 nesta sexta (Dado Galdieri/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 20 de junho de 2014 às 12h56.
Xangai - O minério de ferro no mercado à vista da China fechou a semana com alta, após tocar a mínima de quase dois anos na segunda-feira, com alguns operadores voltando às compras, embora o mercado permaneça abalado por um excedente de oferta que irá limitar qualquer ganho.
O minério com teor de 62 por cento, uma referência para os negócios físicos na China, subiu 1,5 por cento nesta sexta-feira, para 92,10 dólares por tonelada, e acumulando ganhos de 1,3 por cento na semana. Na segunda-feira, o indicador de preços compilado pelo Steel Index atingiu 89 dólares por tonelada, menos patamar em 21 meses, em meio a uma elevação da oferta do exterior e uma fraca demanda por aço na China, maior consumidor das duas commodities.
Alguns operadores chineses sentiram que os preços atingiram um piso quando as cotações caíram para perto de 90 dólares, e começaram a fazer agendamentos, com a expectativa de que uma produção recorde de aço vai manter o apetite das siderúrgicas pela matéria-prima.
"O espaço para os preços do minério de ferro caíram abaixo de 90 dólares é limitado e os preços dos leilões subiram um pouco, por isso achamos que essa é uma oportunidade para agendar alguns carregamentos", disse um operador da província de Shandong.