Economia

Minério de ferro recua na China acompanhando queda nas ações

O consumo de aço na China, principal consumidor global, continua a cair após registrar em 2014 sua primeira queda anual


	Transporte de minério de ferro: mercado de ações da China puxou a queda, com importantes índices caindo cerca de 4 por cento
 (Rogério Reis/EXAME.com)

Transporte de minério de ferro: mercado de ações da China puxou a queda, com importantes índices caindo cerca de 4 por cento (Rogério Reis/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 11h29.

Manila - Os preços do minério de ferro na China recuaram nesta terça-feira acompanhando um recuo nos preços do aço, com investidores vendendo ativos de risco devido à persistente preocupação com a desaceleração da economia do país.

O mercado de ações da China puxou a queda, com importantes índices caindo cerca de 4 por cento. O minério com entrega imediata no porto de Tianjin caiu 1,9 por cento, para 56,4 dólares por tonelada, segundo o Steel Index (TSI).

O contrato futuro do minério de ferro na bolsa de Dalian, com entrega em janeiro, fechou com queda de 3,2 por cento a 392,50 iuanes (62 dólares) por tonelada. O contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de Xangai caiu 1,3 por cento.

"A demanda por aço não é grande, mas as usinas continuam produzindo e enquanto você continua produzindo, você mantém a pressão nos preços do aço", disse um operador de minério de ferro em Xangai.

O consumo de aço na China, principal consumidor global, continua a cair após registrar em 2014 sua primeira queda anual em mais de três décadas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaPreços

Mais de Economia

Contas externas têm saldo negativo de US$ 5,88 bilhões em outubro

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos