Economia

Minério de ferro na China sobe e tem maior nível em 1 mês

O indicador do preço do minério para entrega imediata no porto de Tianjin subiu 5,9 por cento, para 57 dólares


	Transporte de minério de ferro: indicador do preço para entrega imediata no porto de Tianjin subiu 5,9 por cento, para 57 dólares
 (Rogério Reis/EXAME.com)

Transporte de minério de ferro: indicador do preço para entrega imediata no porto de Tianjin subiu 5,9 por cento, para 57 dólares (Rogério Reis/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2015 às 11h03.

Londres/Xangai - O minério de ferro no mercado à vista da China deu um salto nesta sexta-feira, com os contratos futuros do produto no país atingindo o limite diário de alta e registrando um segundo ganho semanal, com compradores no principal consumidor global retomando compras após mínimas históricas da cotação.

O indicador do preço do minério para entrega imediata no porto de Tianjin subiu 5,9 por cento, para 57 dólares, nesta sexta-feira, o maior nível desde os 57,60 dólares registrados em 17 de março, segundo o The Steel Index.

Foi o maior ganho percentual diário para o minério de ferro no mercado à vista desde outubro de 2012.

O preço do minério de ferro, com 62 por cento de ferro, atingiu mínima histórica do indicador de 46,70 dólares no início do mês.

Já o contrato referencial do mercado futuro da bolsa de Dalian fechou em alta de 4 por cento nesta sexta-feira, a 417,5 iuanes (67 dólares). Na semana, o preço subiu 4,4 por cento.

"Eu acho que o mercado estava muito baixista anteriormente. Algumas siderúrgicas chinesas precisam retomar as compras de matérias-primas, com seus estoques bastante baixos", disse Xia Junyan, analisa da Everbright Futures, em Xangai.

Os estoques de minério de ferro nos principais portos chineses recuaram 600 mil toneladas na semana, para 93,61 milhões de toneladas, segundo dados da consultoria do setor Umetal.com.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndústriaIndústrias em geralMinérios

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'