Economia

México denunciará EUA na OMC por tarifas sobre aço e alumínio

País latino afirma que tarifas violam o Acordo sobre Salvaguardas da entidade e o Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio de 1994

Aço: comunicado destaca que ações em processo de solução de controvérsias serão proporcionais ao dano que o México vai sofrer (Stringer/Reuters)

Aço: comunicado destaca que ações em processo de solução de controvérsias serão proporcionais ao dano que o México vai sofrer (Stringer/Reuters)

A

AFP

Publicado em 4 de junho de 2018 às 20h19.

O México disse nesta segunda-feira que denunciará os Estados Unidos na Organização Mundial de Comércio (OMC) pelas novas tarifas impostas pelo governo Trump à importação de aço e alumínio.

O México "iniciará um processo de solução de controvérsias ao amparo da Organização Mundial de Comércio", disse a secretaria de Economia em um comunicado.

As ações "continuarão seguindo o estado de direito comercial internacional e serão proporcionais ao dano que o México lamentavelmente vai sofrer", acrescentou.

O México afirma que essas tarifas "violam o Acordo sobre Salvaguardas da OMC, por não terem sido adotadas conforme os procedimentos previstos, além de violarem o Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio de 1994", acrescentou o comunicado.

Acompanhe tudo sobre:acoComércio exteriorEstados Unidos (EUA)MéxicoOMC – Organização Mundial do ComércioTarifas

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026