Economia

Meta de Trump de crescimento de 4% ao ano é difícil de cumprir

A primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre, que sai nesta sexta-feira, mostrará quão distante o objetivo do novo presidente está

Trump: economistas ouvidos pelo Wall Street Journal estimam que o PIB tenha crescido à taxa anualizada de 2,2% no 4º trimestre (Reuters)

Trump: economistas ouvidos pelo Wall Street Journal estimam que o PIB tenha crescido à taxa anualizada de 2,2% no 4º trimestre (Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 19h04.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu que o país gerará um crescimento econômico anual de 4%, uma projeção vista como não realista ou que, se fosse atingida, provavelmente geraria mais inflação e um déficit maior.

A primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre, que sai nesta sexta-feira, mostrará quão distante o objetivo do novo presidente está.

Economistas ouvidos pelo Wall Street Journal estimam que o PIB tenha crescido à taxa anualizada de 2,2% no quarto trimestre de 2016, abaixo do ritmo de 3,5% do terceiro trimestre.

Com isso, os EUA terão outro ano de cerca de 2% de crescimento, ampliando o que é a expansão mais fraca no pós-guerra no país.

A economia não cresce 4% desde 2000. No geral, desde 1950, a economia americana avança em média cerca de 3% ao ano.

Os planos de Trump de gastar mais com infraestrutura, reduzir impostos, renegociar acordos e afrouxar regulações podem dar um impulso à economia, mas não podem fazer tanto.

No geral, o Banco Mundial projeta crescimento de 2,5% nos EUA neste ano e de 2,9% em 2018.

Em outro relatório, o Escritório do Orçamento do Congresso projeta crescimento de cerca de 2% ao longo da próxima década no país. O

órgão considerou a meta de 4% "quase impossível de se atingir ao longo de um período sustentável", a menos que se levem em conta fatores transformadores que fogem do controle do governo.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)PIB

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China