Economia

Merkel quer ameaçar David Cameron com cancelamento de cúpula

O premiê britânico é contra um aumento de gastos no orçamento da UE, posição contrária a da chanceler alemã


	Angela Merkel: "Merkel tenta convencer Cameron a apoiar um compromisso alemão que preveja limitar os gastos da UE a 1% do Produto Interno Bruto da União", diz jornal
 (John Thys/AFP)

Angela Merkel: "Merkel tenta convencer Cameron a apoiar um compromisso alemão que preveja limitar os gastos da UE a 1% do Produto Interno Bruto da União", diz jornal (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 12h51.

Frankfurt - A chanceler alemã, Angela Merkel, quer ameaçar o primeiro-ministro britânico, David Cameron, cancelando a cúpula europeia de novembro se ele mantiver sua posição sobre o orçamento da União Europeia, escreve o Financial Times em sua edição desta segunda-feira.

"A Alemanha prevê advertir a Grã-Bretanha que tentará cancelar a cúpula europeia do próximo mês se o primeiro-ministro David Cameron insistir em vetar qualquer acordo que não preveja cancelar os gastos", afirma o jornal britânico, que cita fontes próximas às negociações.

"A Senhora Merkel tenta convencer Cameron a apoiar um compromisso alemão que preveja limitar os gastos da UE a 1% do Produto Interno Bruto da União", afirma o FT.

Cameron disse na sexta-feira que está disposto a vetar o projeto de orçamento plurianual 2014-2020 da União Europeia caso preveja um aumento dos gastos "inaceitáveis", esperando longas e difíceis negociações na cúpula extraordinária de 22 e 23 de novembro.

Cameron e a Grã-Bretanha, junto com França, Alemanha, Áustria, Holanda, Suécia e Finlândia, são partidários de uma redução drástica do futuro orçamento da UE para 2014-2020, na linha da austeridade imposta pela crise. Todos estes países são contribuintes para o orçamento comum.

Uma aliança de 17 países liderada pela Polônia se opõe a este grupo.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaOrçamento federalPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs