Economia

Merkel está preocupada com soluções "fáceis" para crise

A responsabilidade compartilhada de dívida é uma solução "fácil", segundo a Alemanha. País se opõe a alternativas desse estilo na crise econômica

Informação da chanceler Angela Merkel é do porta-voz Steffen Seibert (Getty Images)

Informação da chanceler Angela Merkel é do porta-voz Steffen Seibert (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2012 às 10h15.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, está preocupada que pessoas da União Europeia (UE) estejam pedindo por soluções supostamente "fáceis" para resolver a crise na zona do euro, como responsabilidade compartilhada de dívida, à qual a Alemanha se opõe, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz Steffen Seibert.

"Nossa união monetária, que é muito mais do que apenas uma união monetária, está claramente em dificuldade e as taxas de juros que alguns países têm que pagar fazem parte dessa dificuldade. O governo alemão sabe disso e está determinado em achar uma boa maneira para sair da crise", disse Seibert.

"Mas a chanceler está preocupada que, pouco antes da cúpula europeia, pessoas estão novamente expressando o desejo de soluções supostamente fáceis, principalmente o desejo de responsabilidade compartilhada", disse ele em entrevista.

"Se o governo alemão se opõe a isso, é baseado na lei europeia e na constituição alemã, mas também porque é de nossa convicção econômica e política mais profunda que responsabilidade e controle devem sempre andar de mãos dadas", afirmou Seibert.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaAlemanhaCrise econômicaCrises em empresasAngela MerkelDívida pública

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE