Economia

Merkel e Hollande dizem ter papel especial no ataque à crise

Hollande ressaltou a necessidade urgente de que sejam criadas as condições para crescimento econômico, combate ao desemprego juvenil e melhor controle do setor financeiro

Merkel também destacou que os seus países desempenham papel especial (Getty Images)

Merkel também destacou que os seus países desempenham papel especial (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2012 às 11h15.

Ludwigsburg - França e <strong><a href="https://exame.com/noticias-sobre/alemanha">Alemanha</a></strong> têm responsabilidade especial na luta contra a crise da dívida na zona do euro e estão comprometidos a trabalhar juntos, disseram Angela Merkel e François Hollande, neste sábado, em comemoração às relações franco-alemãs.</p>

Falando em frente ao palácio barroco onde 50 anos atrás o então presidente francês Charles de Gaulle fez um discurso prometendo amizade e reconciliação histórica entre os dois países, os dois líderes ressaltaram os desafios que a Europa enfrenta hoje. "Não temos escolha a não ser seguir em frente (...) Alemanha e França têm uma responsabilidade especial. Somos o coração da Europa", disse o presidente francês. "Embora a França e a Alemanha não possam decidir por outros países, devem compartilhar seu ponto de vista", acrescentou.

Hollande ressaltou a necessidade urgente de que sejam criadas as condições para crescimento econômico, combate ao desemprego juvenil e melhor controle do setor financeiro. "O sindicato bancário e econômico é necessário, bem como a união social", disse.

Merkel também destacou que os seus países desempenham papel especial. "Estamos trabalhando para uma recuperação duradoura na Europa. Alemanha e França têm responsabilidade especial para isso", disse ele. A chanceler alemã descreveu seu relacionamento com Hollande esta semana como "de confiança", apesar dos apelos de Hollande por medidas de crescimento, que são consideradas um revés para a agenda de austeridade que lidera a conservadora Merkel.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelCrise econômicaEuropaFrançaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'