Economia

Mercado financeiro reduz estimativa para crescimento do PIB

Na última sexta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano

Com o menor ritmo de crescimento da economia, o BC tem reduzido a taxa básica de juros, a Selic, para estimular a atividade econômica (Divulgação/Banco Central)

Com o menor ritmo de crescimento da economia, o BC tem reduzido a taxa básica de juros, a Selic, para estimular a atividade econômica (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2012 às 10h37.

Brasília – Analistas do mercado financeiro reduziram pela quarta vez seguida a projeção para o crescimento da economia este ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 2,99% para 2,72%. Para 2013, foi mantida a projeção de crescimento de 4,5%.

Na última sexta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, totalizando R$ 1,03 trilhão.

Com o menor ritmo de crescimento da economia, o BC tem reduzido a taxa básica de juros, a Selic, para estimular a atividade econômica. Na última quarta-feira (30), o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anunciou o quarto corte da Selic no ano. Com isso, a taxa caiu 0,5 ponto percentual, para 8,5% ao ano.

Para o final de 2012, os analistas esperam que a Selic esteja em 8% ao ano. Ao final de 2013, a previsão é 9,38%, ante 9,5% estimados anteriormente.

A pesquisa do BC também inclui a previsão dos analistas para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que deve ficar, tanto neste ano como no próximo, acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Para este ano, a previsão caiu pela terceira semana seguida, ao passar de 5,17% para 5,15%. Em 2013, os analistas esperam inflação de 5,6%.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Governo avalia mudança na regra de reajuste do salário mínimo em pacote de revisão de gastos

Haddad diz estar pronto para anunciar medidas de corte de gastos e decisão depende de Lula

Pagamento do 13º salário deve injetar R$ 321,4 bi na economia do país este ano, estima Dieese

Haddad se reúne hoje com Lira para discutir pacote de corte de gastos