Economia

Mercado espera crescimento forte da economia brasileira

São Paulo - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, com a projeção média do mercado apontando crescimento de 2,5%, comparado ao trimestre imediatamente anterior (na série que descarta variações sazonais), o que significa um ritmo anualizado de 10,2%. Com esse anúncio, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

São Paulo - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, com a projeção média do mercado apontando crescimento de 2,5%, comparado ao trimestre imediatamente anterior (na série que descarta variações sazonais), o que significa um ritmo anualizado de 10,2%. Com esse anúncio, o Brasil deve registrar, a partir do segundo semestre de 2009, o período de crescimento econômico mais rápido desde o Plano Real.

Mesmo que a expansão do PIB de janeiro a março, comparada com o trimestre anterior, venha no piso das expectativas de mercado, de 2,2%, a economia terá dado um salto de 6,1% em nove meses - isto é, na comparação com o PIB do segundo trimestre de 2009. No Plano Real, o PIB do primeiro trimestre de 1995 foi 10% superior ao do segundo trimestre de 1994.

Pelas estimativas de 30 instituições financeiras ouvidas pela Agência Estado, a economia acelerou-se ante o forte ritmo já alcançado no último trimestre de 2009, e deve ter crescido entre janeiro e março de 2,2% a 3,1% ante o trimestre anterior - o que corresponderia a um ritmo anualizado entre 9,1% e 13%. A mediana das projeções para esse indicador é de 2,5% (10,4% anualizado).

Já em relação ao crescimento no primeiro trimestre, comparado a igual período de 2009, a AE coletou 28 projeções, que variaram entre 7,74% e 9,20%, com mediana de 8,55%. "Na verdade, qualquer número de 2% a 3% significa um ritmo muito forte", comentou Alexandre Pavan Póvoa, diretor do Modal Asset Management, referindo-se à comparação ante o trimestre anterior. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais sobre desenvolvimento econômico

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoPIB

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis