Economia

Mercado espera crescimento de 2,5% no PIB do 1º trimestre

Dado oficial do IBGE será divulgado nesta terça-feira (8); especialistas preveem desaquecimento a partir do 2º trimestre

Especialista acredita que fim da redução do IPI vai derrubar as vendas da linha branca e dos automóveis (.)

Especialista acredita que fim da redução do IPI vai derrubar as vendas da linha branca e dos automóveis (.)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2010 às 09h24.

Brasília - O mercado faz previsões otimistas para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), que será divulgado nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Três instituições consultadas pelo site EXAME têm a mesma previsão para o crescimento da economia brasileira nos três primeiros meses de 2010, em relação aos três últimos meses do ano passado.

Gradual Investimentos, Banco Santander e Tendências Consultoria Integrada esperam um crescimento de 2,5% no PIB neste período.

Segundo Rafael Bacciotti, da Tendências Consultoria Integrada, o resultado do primeiro trimestre foi bastante positivo, mas nos próximos meses, o mercado deve esfriar, já que a economia perdeu estímulos do governo. "Com o fim da redução de IPI para automóveis e linha branca, a economia vivencia uma queda nas vendas", avalia o economista.

A aposta da consultoria é que o ano feche com PIB em alta de 6,6% em relação ao ano passado. "O crescimento é bastante expressivo, mas o país não consegue sustentá-lo por anos seguidos", avalia Bacciotti.

Para o economista Cristiano Souza, do Banco Santander, os crescimentos nos meses seguintes deste ano serão menores, mas não menos significativos. "A nossa previsão de crescimento no primeiro trimestre é de 2,5% em comparação aos últimos três meses do ano passado, e já temos uma estimativa para o segundo trimestre de 2010, que é de mais 0,9%. É uma alta menor, mas ainda assim é um acréscimo sobre uma taxa já elevada", explica Souza. Na previsão do banco, o PIB fechará o ano com subida de 6,3% em relação ao ano passado.

O departamento Econômico da Gradual Investimentos prevê alta de 2,5% no primeiro trimestre em relação ao quarto trimestre de 2009, e crescimento de 6,5% no acumulado do ano.

Confira as previsões das três instituições consultadas pelo site EXAME:

 1º tri /4º tri 091º tri /1º tri 092010*
Gradual Investimentos2,50%7,85%6,50%
Santander2,50%8,30%6,30%
Tendências Consultoria2,50%8,80%6,60%

*Previsão de crescimento do PIB em 2010
Fontes: Santander, Gradual Investimentos e Tendências Consultoria
Elaboração: EXAME.com

Acompanhe tudo sobre:BancosConsumoCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoFinançasIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje

Desafio não vai ser isentar, vai ser compensar com quem não paga, diz Haddad, sobre isenção de IR

Dino intima governo a explicar se emendas Pix para eventos cumprem regras de transparência

Governo deverá bloquear R$ 18,6 bilhões no Orçamento de 2025 para cumprir regras fiscais, diz Senado