Economia

Mercado aposta em crescimento de 0,3% do PIB do segundo trimestre de 2023

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará nesta sexta-feira, 1º, o resultado do Produto Interno Bruto

 (Arquivo/Agência Brasil)

(Arquivo/Agência Brasil)

Antonio Temóteo
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 1 de setembro de 2023 às 06h01.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará nesta sexta-feira, 1º, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2023. O consenso entre os analistas de mercado e os economistas é de que o Brasil registrou um crescimento de 0,3% entre abril e junho.

É essa a estimativa do Itaú Unibanco, um avanço de 0,3% do PIB do segundo trimestre em comparação com o resultado acumulado entre janeiro e março. Em relatório, os economistas Natalia Cotarelli e Matheus Fuck afirmaram que, do lado da oferta, a principal contribuição positiva vem do setor de serviços, que deve ter acelerado para alta de 0,6% na comparação com o trimestre anterior.

"Do lado da demanda, destaque positivo para o consumo das famílias. Estimamos avanço de 3,0% na comparação ao mesmo período do ano passado no consumo das famílias, impulsionado por estímulos fiscais (aumento do salário-mínimo e elevação do bolsa família) e pela resiliência do mercado de trabalho", afirmaram os economistas.

Produção de veículos ajudou o PIB

O Bradesco estima um crescimento de 0,5% do PIB entre abril e junho. O economista Tiago Negreira, da Tenax Capital, também um crescimento econômico de 0,3% no segundo trimestre.

"Esse é um trimestre que registra uma volta do resultado da agropecuária. Como o primeiro trimestre foi muito forte há um efeito base que leva a uma queda na comparação trimestral. Mesmo assim, a comparação anual mostra um crescimento de 13% do setor. A indústria teve um resultado melhor, sobretudo a extrativa mineral e na indústria de transformação, as montadoras tiveram impulso para produzir com o programa de governo para compra de carros", afirmou Negreira.

Acompanhe tudo sobre:PIBIBGE

Mais de Economia

Reforma tributária: apenas 9,5% das empresas se dizem prontas para mudanças, diz estudo

Qual o valor do salário mínimo em 2025? Veja histórico dos últimos 10 anos

Como as novas tarifas de Trump podem mexer no mercado de caminhões

Câmara pode votar MP que tributa LCI, LCA e LCD nesta terça em meio a impasse com agro