Economia

Membro do BC do Japão alerta sobre plano de estímulos de Trump

Para Takahide Kiuchi, as investidas do presidente americano podem minar o crescimento global ao invés de fortalecê-lo

Trump: "um gasto agressivo do novo governo em Washington pode ter um impacto negativo na economia global", disse o representante do BC do Japão (Carlos Barria/Reuters)

Trump: "um gasto agressivo do novo governo em Washington pode ter um impacto negativo na economia global", disse o representante do BC do Japão (Carlos Barria/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 16h10.

Tóquio - Os estímulos prometidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem minar o crescimento global ao invés de fortalecê-lo, afirmou hoje Takahide Kiuchi, membro do conselho do Banco do Japão (BoJ).

"Estou particularmente atento à política fiscal dos Estados Unidos e seu impacto global", afirmou Kiuchi em um discurso na região oeste de Tóquio, acrescentando que um gasto agressivo do novo governo em Washington pode "ter um impacto negativo na economia global" ao elevar as taxas de juros em todo o mundo e causando uma fuga de capitais de mercados emergentes.

Mesmo que o impacto da expansão fiscal de Trump seja positivo, ele pode ser menor que o antecipado pelos investidores, uma vez que os EUA tem um impacto econômico cada vez menor sobre as economias emergentes, disse. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Japão

Mais de Economia

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

China e Brasil: Destaques da cooperação econômica que transformam mercados

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte