Economia

Meirelles: às vezes juro deve subir para conter inflação

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu hoje que a política monetária deve às vezes elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) para garantir a inflação na meta. "Muitas vezes é importante que se suba a taxa de juro para se manter a inflação na meta e, em consequência, garantir […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defendeu hoje que a política monetária deve às vezes elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) para garantir a inflação na meta. "Muitas vezes é importante que se suba a taxa de juro para se manter a inflação na meta e, em consequência, garantir a trajetória de longo prazo de queda dos juros", afirmou, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

A afirmação de Meirelles foi feita logo após a apresentação de um gráfico aos senadores que mostra a queda da taxa Selic em uma perspectiva de médio e longo prazo. "Muitas vezes, as pessoas se confundem porque determinado movimento de alta da Selic é entendido como uma reversão dos ganhos da redução do juros já absorvidos pela economia. Mas isso é parte de um processo normal que tem ciclos de aperto monetário e flexibilização. Isso é que garante a queda continuada dos juros no longo prazo."

Leia mais sobre juros.

Acompanhe tudo sobre:Executivos brasileirosHenrique MeirellesJurosPersonalidadesPolítica monetária

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs