Economia

Meirelles: "Vamos apresentar propostas para a Caixa sem o FGTS"

Entre as possibilidades para injetar recursos na Caixa, o ministro citou a venda de carteiras de crédito a outras instituições

Meirelles: "Vamos viabilizar a recapitalização da Caixa" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Meirelles: "Vamos viabilizar a recapitalização da Caixa" (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 19h13.

São Paulo - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira, 18, que a equipe econômica vai apresentar "nos próximos dias" alternativas para capitalizar a Caixa sem recursos do FGTS, cujo uso passou a ser questionado após as suspeitas de corrupção que levaram ao afastamento de quatro vice-presidentes do banco.

"Vamos viabilizar a recapitalização da Caixa. A capacidade da Caixa deve ser preservada para continuar emprestando onde deve, que é a construção de mais moradias", comentou o titular da Fazenda após gravar entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes. "Talvez não seja necessário entrar nessa discussão do FGTS", acrescentou.

Entre as possibilidades para injetar recursos na Caixa, ele citou a venda de carteiras de crédito a outras instituições, de modo que o banco estatal se concentre no financiamento imobiliário, e a transferência de dividendos pagos à União.

Sobre o socorro com recursos do FGTS, Meirelles informou que a possibilidade está em estudo técnico, ainda sem conclusão final, e só será adotada se não houver riscos para o fundo dos trabalhadores.

"Não há necessidade de assumir nenhum risco nesse tipo de coisa", frisou o ministro, complementando que a operação poderá ser feita com a aplicação dos recursos em títulos da Caixa, de longo prazo ou perpétuos, que garantam rendimento ao FGTS. "Recursos do trabalhador têm que ser aplicados em algo que dê retorno e seja garantido."

Acompanhe tudo sobre:CaixaFGTSHenrique MeirellesMinistério da Fazenda

Mais de Economia

Subsídios na China fazem vendas de eletrônicos crescer até 400% no ano novo lunar

Conta de luz não deve ter taxa extra em 2025 se previsão de chuvas se confirmar, diz Aneel

Após receber notificação da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad

Governo pode perder até R$ 106 bi com renegociação de dívida dos estados, estima Tesouro Nacional