Economia

Meirelles diz que Brasil pode ter rating elevado

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil pode ter sua avaliação de dívida elevada, depois de ter passado bem pela crise financeira mundial. "Depois de o Brasil sair da crise mais forte do que entrou e mais forte do que muitos outros países, a tendência é de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de abril de 2010 às 15h06.

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil pode ter sua avaliação de dívida elevada, depois de ter passado bem pela crise financeira mundial.

"Depois de o Brasil sair da crise mais forte do que entrou e mais forte do que muitos outros países, a tendência é de que os ratings brasileiros sejam melhorados", disse Meirelles em apresentação na Câmara dos Deputados.

Questionado sobre se o BC poderia realizar um novo aumento do depósito compulsório para conter a inflação, ele disse que "estamos em um processo de retirada de medidas. Os compulsórios já foram restabelecidos a níveis próximos aos que estavam antes da crise".

Meirelles ressaltou que o compulsório é usado essencialmente para lidar com questões de liquidez. "Não só a liquidez do sistema, mas a liquidez das grandes instituições. É este o critério que se usa no mundo."

"A gestão da política monetária do BC é feita pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Temos uma reunião neste mês, e aí sim endereçaremos a questão da inflação."

 

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrises em empresasExecutivos brasileirosHenrique MeirellesMercado financeiroPersonalidades

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs