Economia

Medidas alfandegárias entram em vigor nos aeroportos de Cuba

Regras limitam a quantidade de artigos com que cada viajante pode entrar no país e que aumentam o valor das tarifas

Uma mulher chega com suas bagagens ao Aeroporto Internacional José Martí, a 14,5 km do centro de Havana (Yamil Lage/AFP)

Uma mulher chega com suas bagagens ao Aeroporto Internacional José Martí, a 14,5 km do centro de Havana (Yamil Lage/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2014 às 17h31.

Havana - As polêmicas restrições aduaneiras de Cuba para evitar o tráfico de mercadorias em bagagens de passageiros entraram em vigor nesta segunda-feira sem congestionar os aeroportos e incomodar os passageiros, constatou um jornalista da AFP.

As medidas, que limitam consideravelmente a quantidade de artigos com que cada viajante pode entrar no país e que aumentam o valor das tarifas, geraram forte polêmica na ilha. Esperava-se que, com o vigor das novas regras, haveria confusão e desconforto nos aeroportos.

"Admito que cheguei um pouco assustada (pelas medidas), mas não tive qualquer problema", disse à AFP Aida Capote, cubana de 73 anos que chegou de Miami no aeroporto internacional de Havana, carregada de presentes para a família.

Segundo as autoridades, as medidas pretendem a frear a importação por essa via de produtos para o comércio informal, aproveitando o desabastecimento e os altos preços do mercado estatal.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAmérica LatinaCubaSetor de transporteTransportes

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China