Economia

MDIC nega mudança em alta do IPI para carros importados

Medida com o imposto entrará em vigor amanhã e não será alterada ao longo do ano de 2012

No entanto, o governo analisa possíveis mudanças, por exemplo, no cálculo do índice de nacionalização (Vanderlei Almeida/AFP)

No entanto, o governo analisa possíveis mudanças, por exemplo, no cálculo do índice de nacionalização (Vanderlei Almeida/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 13h52.

Brasília - A secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Heloisa Menezes, disse hoje que o aumento do IPI sobre automóveis importados que não cumprem o índice de nacionalização de 65%, e que entrará em vigor amanhã, não será alterado ao longo do ano de 2012.

Heloisa explicou que o governo analisa possíveis mudanças, por exemplo, no cálculo do índice de nacionalização, que hoje considera itens como publicidade e margem de lucro da revendedora. Ela disse, porém, que qualquer alteração só valerá a partir de janeiro de 2013.

Segundo a secretária, o governo pretende decidir essas mudanças o quanto antes, apenas para que os setores envolvidos se preparem para as alterações a partir de 2013. O mesmo se aplica aos regimes alternativos para as montadoras que desejam entrar no mercado brasileiro a partir de agora.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros importadosImpostosIPILeãoVeículos

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'