Economia

Mario Monti pede que britânicos permaneçam na União Europeia

"Fiquem na União Europeia e contribuam para moldar seu futuro", afirmou Monti em discurso pronunciado durante o Fórum Econômico de Davos


	Primeiro-ministro italiano, Mario Monti: "Não precisamos de europeus que não queiram ser europeus, precisamos de europeus que queiram ser."
 (Tony Gentile/Reuters)

Primeiro-ministro italiano, Mario Monti: "Não precisamos de europeus que não queiram ser europeus, precisamos de europeus que queiram ser." (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 16h02.

Davos - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, defendeu nesta quarta-feira que os britânicos não abandonem a União Europeia e "continuem contribuindo para a prosperidade do grupo".

"Não precisamos de europeus que não queiram ser europeus, precisamos de europeus que queiram ser. Fiquem na União Europeia e contribuam para moldar seu futuro", afirmou Monti em discurso pronunciado durante o Fórum Econômico de Davos, realizado nesta semana na cidade suíça homônima.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, se comprometeu nesta quarta a consultar a população britânica depois das eleições de 2015 em um referendo para saber se o país continua na União Europeia.

Se for reeleito premiê, Cameron consultará aos britânicos para saber se querem permanecer no grupo com um novo acordo negociado ou sair diretamente.

"Eu não acho que a pergunta deva ser se ficam, mas mantendo este ou aquele acordo, ou se saem. A pergunta fundamental é se preferem ficar ou sair. Me sinto bastante confiante que os benefícios ficarão claros", comentou Monti.

Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaPaíses ricosPiigsReino UnidoUnião Europeia

Mais de Economia

Luiz Marinho, ministro do Trabalho, é o entrevistado da EXAME nesta quinta

Inflação na Argentina se mantém abaixo de 2% pelo terceiro mês consecutivo em julho

Linha de R$ 30 bi por tarifaço: taxa de juros, prazos e condições serão definidas na semana que vem

Governo quer retirar R$ 9,5 bilhões do plano de contingência a tarifaço da meta fiscal de 2025