Mapa com tamanho da dívida pública em relação ao PIB em vários países do mundo (HowMuch.Net)
João Pedro Caleiro
Publicado em 8 de outubro de 2015 às 11h59.
São Paulo - Uma das melhores formas de medir o endividamento de países é comparando com o tamanho total da sua economia.
Foi isto que o site de informações de custos HowMuch.Net fez ao criar um mapa em que os países têm tamanho equivalente ao da sua relação dívida/PIB. A escala de cor mostra a taxa de crescimento em 2014.
Não existe nenhum número seguro ou ideal para o endividamento: tudo depende do perfil e da trajetória e se, em última análise, as dívidas estão contribuindo para formar economias sólidas e produtivas.
"O FMI descobriu que níveis mais altos de dívida estão associados a crescimento mais volátil. Países com altos níveis de dívida são mais suscetíveis a colapsos quando ocorrem choques econômicos. O importante não é o nível em si, mas se as razões de fundo para as altas dívidas estão sendo enfrentadas", diz o texto do HowMuch.Net.
Países
A Grécia teve um aumento explosivo da dívida/PIB nos últimos anos, mas ainda fica atrás do Japão, que tem dívida mais de duas vezes maior que o PIB.
No entanto, a situação dos gregos é muito pior que a dos japoneses - a começar pelos juros pagos para rolar esta dívida. Outros líderes são Líbano (134%) e Jamaica (133%).
O Brasil tem 59%, mais alto do que outros latino-americanos como México (32%) e Argentina (43%) e outros BRICS como China e Rússia, mas abaixo da Índia (66%).
Chamam a atenção o alto endividamento da Europa (como 110% na Irlanda e 132% na Itália) e as dívidas baixas em países com grandes recursos naturais para se financiar, como Arábia Saudita (2%) e mesmo Nigéria (11%).
Veja o mapa:
Mapa com tamanho da dívida pública em relação ao PIB em vários países do mundo (HowMuch.Net)
Outras visualizações recentes colocaram em um único diagrama os US$ 60 trilhões de dívida global e a divisão do PIB nominal.
Recentemente, o site Movehub criou um mapa com a renda disponível em cada país do mundo e Ian Bremmer, da Eurasia, destacou um gráfico que cruza população com PIB per capita.
Outros mapas recentes divulgados na web igualaram o PIB de estados americanos com o de países e mostraram a volta da China ao centro econômico global.