Economia

Mantega quer Coreia mais atuante em títulos do Brasil

Ministro pede para que o fundo soberano do país asiático aumente seus investimentos nos títulos denominados em real

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Seul - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, pediu ao ministro das Finanças da Coreia do Sul, Yoon Jeung-hyun, para que o fundo soberano do país asiático aumente seus investimentos nos títulos denominados em real, durante um encontro na cidade portuária de Busan, na Coreia, à margem da reunião do G-20, afirmou o Ministério de Estratégia e Finanças sul-coreano em um comunicado. "O Brasil pediu que o Korea Investment Corp. expanda seu investimento nos títulos denominados em reais e compartilhe as experiências operacionais (do fundo soberano)", disse o ministério.

Os dois ministros partilham a opinião de que a economia do Brasil entrou em um ciclo de crescimento "forte" após superar com sucesso a crise financeira global, enquanto a economia da Coreia também está mostrando uma "recuperação rápida", auxiliada por políticas rápidas e agressivas adotadas pelo governo durante a crise, destacou o comunicado. Ainda assim, tendo em vista as incertezas, tais como as potenciais altas nos preços das matérias primas e a continuidade das mudanças políticas pelas grandes economias, o ministro sul-coreano salientou, durante o encontro, que as nações devem ficar alertas.

O Brasil expressou preocupações de que a "iniciativa coreana" para pressionar pelo estabelecimento de uma rede de segurança financeira global possa se tornar um "substituto" para as reservas cambiais. Mas o país asiático salientou que isso deve ser visto como um "complemento" para as reservas. As duas nações continuarão a cooperar para fazer avançar as reformas estruturais de instituições financeiras internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a fim de refletir uma voz de desenvolvimento maior e o status avançado dos países emergentes, acrescentou o comunicado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do SulGuido MantegaInvestimentos de empresasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

ONS recomenda adoção do horário de verão para 'desestressar' sistema

Yellen considera decisão do Fed de reduzir juros 'sinal muito positivo'

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs