Economia

Mantega discute conjuntura com grandes empresas na quarta

Ministro irá se reunir com representantes das empresas em novo esforço do governo para se aproximar da iniciativa privada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 20h11.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se reúne com representantes de grandes empresas brasileiras nesta quarta-feira em Brasília, em novo esforço do governo para se aproximar da iniciativa privada e recuperar a confiança dos agentes na política econômica.

Em almoço com empresários, Mantega discutirá a conjuntura econômica e tratará da nova proposta do Executivo de tributação do lucro de controladas e coligadas de multinacionais brasileiras no exterior, disse uma fonte do Ministério da Fazenda com conhecimento sobre o assunto.

Devem participar do encontro executivos da mineradora Vale, da construtura Odebrecht, da siderúrgica Gerdau e da fabricante de ônibus Marco Polo, entre outros.

As primeiras conversas do ano com representantes da iniciativa privada ocorrem após o anúncio da nova meta de superávit primário para 2014, em 20 de fevereiro, que teve por objetivo resgatar a credibilidade do gerenciamento das contas públicas.

Após o anúncio do novo alvo fiscal, o ministro se reuniu com economistas de instituições financeiras e analistas do mercado financeiro em São Paulo no fim de fevereiro, também para análise de conjuntura e avaliação sobre a capacidade de crescimento do país.

Na sexta-feira, Mantega terá encontro com representantes do setor de varejo.

As reuniões com o setor produtivo estão sendo organizadas em um momento em que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sinaliza o fim do atual ciclo de aperto monetário. No fim de fevereiro o Copom elevou a taxa a 0,25 ponto percentual, para 10,75 por cento, reduzindo o ritmo anterior de alta de 0,5 ponto percentual.

No front externo, a boa notícia são as melhores condições de crescimento da economia global.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraGuido MantegaMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

“Qualquer coisa acima de R$ 5,70 é caro e eu não compraria”, diz Haddad sobre o preço do dólar

“Não acredito em dominância fiscal e política monetária fará efeito sobre a inflação”, diz Haddad

China alcança meta de crescimento econômico com PIB de 5% em 2024

China anuncia crescimento de 5% do PIB em 2024 e autoridades veem 'dificuldades e desafios'