Economia

Mantega critica meta de corte de déficit do G20

Toronto - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou no sábado (26) a meta proposta pelo G20 de redução pela metade dos déficits orçamentários dos países até 2013, dizendo que isso pode prejudicar o crescimento econômico mundial. "Nós somos favoráveis a ajuste fiscal, tanto que no Brasil estamos reduzindo o déficit e a dívida... Sou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2010 às 09h14.

Toronto - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou no sábado (26) a meta proposta pelo G20 de redução pela metade dos déficits orçamentários dos países até 2013, dizendo que isso pode prejudicar o crescimento econômico mundial.

"Nós somos favoráveis a ajuste fiscal, tanto que no Brasil estamos reduzindo o déficit e a dívida... Sou favorável que se trabalhe com finanças sólidas, desde que não comprometa o crescimento", afirmou ele em entrevista coletiva durante a cúpula do G20 no Canadá.

"É importante que as metas (de corte) sejam factíveis, realizáveis. Vejo que há ansiedade de governos em fazer ajuste fiscal... mas que esse ajuste seja realista e não iniba o crescimento."

Mantega também ressaltou o desequílibro global, com crescimento de alguns países e ajuste de outros.

"Não podemos deixar que os países emergentes passem a ter déficit em suas transções correntes (para beneficiar outros)."
 

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoGuido MantegaPaíses emergentesPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Análise: Quebra de patente prevista na lei da reciprocidade fortalece o Brasil para guerra tarifária

Braga diz ver 'com bons olhos' pedido de empreendedores por assento em comitê da reforma tributária

FGTS: Supremo rejeita recurso que pedia para nova fórmula de cálculo valer para o passado

Comissário europeu do Comércio quer 'negociações sérias' sobre tarifas dos EUA