Economia

Mantega cancela reunião do G20 para fechar corte de gastos

Ministro deixou encontro com outros ministros de Finanças do G20 para fechar os cortes nos gastos públicos com a presidente Dilma Rousseff

Guido Mantega chega para encontro com outros ministros das finanças e presidentes do banco central em Washington, em abril de 2013 (Andrew Harrer/Bloomberg)

Guido Mantega chega para encontro com outros ministros das finanças e presidentes do banco central em Washington, em abril de 2013 (Andrew Harrer/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2013 às 21h34.

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, cancelou a viagem que faria a Moscou nesta semana para participar do encontro dos ministros de Finanças do G20 para fechar os cortes nos gastos públicos com a presidente Dilma Rousseff, afirmou a pasta nesta terça-feira.

O contingenciamento do Orçamento da União, que deverá ser de aproximadamente 13 bilhões de reais, tem que ser anunciado até 22 de julho, quando vence o prazo para publicação do decreto de programação orçamentária.

O bloqueio de verbas tem o objetivo de criar condições para que o governo cumpra a meta mínima de superávit primário, equivalente a 2,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), em meio a críticas à política fiscal.

A meta de superávit cheia é de 155,9 bilhões de reais (cerca de 3,1 por cento do PIB) para o setor público consolidado --governo central, Estados e municípios e estatais--, mas foi reduzida diante dos resultados fracos da economia e do baixo crescimento da arrecadação.

Nesta terça-feira, Mantega se reuniu com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para nova rodada de acertos para definição das despesas que serão bloqueadas.

A ideia da Fazenda e do Planejamento era fazer um contingenciamento de verbas em todos os ministérios, mas nessa reta final de negociações o governo considera que ser melhor poupar os Ministérios da Saúde e da Educação diante dos fortes protestos sociais que cobram resultados do governo.

Acompanhe tudo sobre:Guido MantegaMinistério da FazendaOrçamento federalPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Benefícios tributários farão governo abrir mão de R$ 543 bi em receitas em 2025

“Existe um problema social gerado pela atividade de apostas no Brasil”, diz secretário da Fazenda

Corte de juros pode aumentar otimismo dos consumidores nos EUA antes das eleições

Ministros apresentam a Lula relação de projetos para receber investimentos da China