Economia

Manifestantes estão no centro do Rio contra leilão de Libra

A passeata seguirá pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia e conta com o apoio de diversas categorias

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2013 às 20h54.

Rio de Janeiro – Manifestantes já estão concentrados na Igreja da Candelária, no centro da cidade, para um protesto contra o leilão do Campo de Libra, o primeiro do pré-sal, marcado para o próximo dia 21.

A passeata seguirá pela Avenida Rio Branco até a Cinelândia e conta com o apoio de diversas categorias, principalmente petroleiros e integrantes da Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Rurais SemTerra (MST), além de representantes de sindicatos e de estudantes.

O protesto tem o apoio de um caminhão de som e o policiamento é discreto, com poucos policiais militares e alguns agentes da Guarda Municipal, que estão organizando o trânsito.

Contrários ao leilão, os petroleiros entraram em greve ontem (16). Eles querem que o Campo de Libra, uma das principais descobertas de petróleo na história do país, fique apenas em mãos de brasileiros.

O leilão será pelo sistema de partilha, e não mais em concessão, o que garante um percentual mínimo de 30% à Petrobras, que será a operadora do campo.

Descoberto em 2010, o Campo de Libra fica na Bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, e representa uma área de 1,5 mil quilômetros quadrados dos 149 mil quilômetros quadrados do chamado polígono do pré-sal.

Acompanhe tudo sobre:Campo de LibraLeilõesPré-salProtestosProtestos no Brasil

Mais de Economia

IPCA-15 de fevereiro acelera e vai a 1,23%; prévia da inflação acumulada de 12 meses sobe para 4,96%

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro