Economia

Maior torre do mundo é inaugurada em Tóquio

Apesar do tempo chuvoso, moradores e turistas se dirigiram para os arredores da torre de 634 metros

Montagem mostra a evolução da construção da Tokyo Skytree
 (Jiji Press/AFP)

Montagem mostra a evolução da construção da Tokyo Skytree (Jiji Press/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2012 às 10h48.

Tóquio - A maior torre do mundo, a Tokyo Skytree, foi aberta ao público nesta terça-feira com milhares de visitantes se reunindo na nova atração da capital japonesa.

Apesar do tempo chuvoso, moradores e turistas se dirigiram para os arredores da torre de 634 metros e para seu shopping e complexo adjacentes, que também abriram nesta terça-feira.

Mas aqueles que esperavam uma vista espetacular do observatório a 350 metros de altura foram frustrados pelo tempo.

"Eu esperava há muito tempo para vir aqui", afirmou Ayumi Nakazawa, que ganhou ingressos para a cerimônia de inauguração da torre, que é a segunda maior estrutura do mundo.

"Não posso ver a vista (por causa da chuva), mas é empolgante", afirmou Nakazawa à imprensa depois de ser a primeira visitante oficial ao observatório.

O setor do turismo do Japão, fortemente atingido, espera que a torre irá impulsionar o número de visitantes estrangeiros, após os números despencarem pelo terremoto e tsunami que atingiram o país no ano passado.

O desastre, que desencadeou a pior crise nuclear em uma geração, viu o número de turistas no Japão cair 27,8% em relação ao ano anterior, quando havia recebido 6,22 milhões de pessoas, de acordo com a Organização Nacional do Turismo do Japão.

Em meio a preocupações com a segurança, o operador da torre afirmou que a Tokyo Skytree é equipada com tecnologia de ponta para conter os tremores de terra que atingem regularmente o Japão, uma das nações com mais atividade sísmica.

A Tokyo Skytree é a segunda maior estrutura já produzida pelo homem no mundo, superada apenas pela torre Burj Khalifa, de Dubai, com 828 metros.

Ela é maior que a Canton Tower, de 600 metros, na cidade chinesa de Guangzhou, e que a CN Tower, de 553 metros, na cidade canadense de Toronto.

Na capital japonesa, a Tokyo Skytree ofusca monumentos do luxuoso distrito oeste, incluindo a Tokyo Tower, de 333 metros, construída em 1958 e que se tornou símbolo do rápido crescimento do país no pós-guerra.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaÁsiaImóveisJapãoPaíses ricos

Mais de Economia

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões; veja o que muda