Economia

Maior refinaria da Líbia reinicia exportação de derivados

Segundo fontes, grande terminal de exportação de petróleo bruto, Ras Lanuf, ainda estava fechado

Exploração de petróleo na Líbia: principais exportações da refinaria são gasóleo e combustível de aviação (Shawn Baldwing/Bloomberg)

Exploração de petróleo na Líbia: principais exportações da refinaria são gasóleo e combustível de aviação (Shawn Baldwing/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2013 às 14h14.

Londres - As exportações de derivados de petróleo da maior refinaria da Líbia foram retomadas após a unidade voltar a operar, disseram uma fonte do transporte marítimo e uma fonte sênior da indústria líbia nesta quinta-feira.

A refinaria é operada pela Lerco, uma joint venture entre a petrolífera estatal da Líbia National Oil Corp (NOC) e o grupo Al Ghurair, dos Emirados Árabes Unidos.

"A Lerco voltou a exportar, sua primeira carga será carregada hoje. O navio está a caminho do ancoradouro", disse a fonte do transporte ligada à situação.

Os produtos são exportados a partir de um porto menor ligado à refinaria.

O grande terminal de exportação de petróleo bruto, Ras Lanuf, ainda estava fechado, disseram várias fontes, incluindo um funcionário portuário.

Uma fonte da indústria líbia também disse que a Lerco estava "iniciando as exportações hoje". As principais exportações da refinaria são gasóleo e combustível de aviação.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoÁfricaComércio exteriorEnergiaExportaçõesLíbia

Mais de Economia

BNDES anuncia linha de crédito de R$ 3 bilhões para mitigar efeitos do tarifaço de Trump

BNDES desembolsa R$ 54,6 bi no primeiro semestre, alta de 11% ante 2024

Rui Costa diz que tarifaço de Trump 'inviabiliza' novas exportações para mercado americano

Economia da Argentina dá sinais de desaceleração após crescer no 1º semestre