Economia

Maior banco do mundo, chinês ICBC sofre ataque hacker e alarma mercado financeiro

Grupo que 'sequestrou' sistemas é o mesmo que já atacou a Boeing e os correios britânicos. Negociação com títulos do Tesouro americano chegou a ser afetada

Sede do ICBC, em Hangzhou, na China (Future Publishing/Getty Images)

Sede do ICBC, em Hangzhou, na China (Future Publishing/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 10 de novembro de 2023 às 10h05.

Última atualização em 10 de novembro de 2023 às 10h05.

O Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), o maior banco do mundo em ativos, foi atingido nesta quinta-feira por um ataque de ransomware, que paralisa os sistemas de computador a menos que um pagamento seja feito, o que alarmou o mercado financeiro.

A ação teve como alvo o braço americano do banco chinês, o ICBC Financial Services, e resultou em interrupção em todas as suas negociações com títulos do Tesouro dos Estados Unidos, levando inclusive a um impacto mensurável no volume de operações neste mercado.

Segundo fontes, o grupo que 'sequestrou'' os sistemas foi o mesmo que atacou no ano passado a Boeing, a ION Trading UK e o Royal Mail, do Reino Unido.

O ataque impediu que o ICBC FS liquidasse negociações do Tesouro em nome de outros participantes do mercado, segundo operadores e bancos, sendo que algumas negociações de ações também foram afetadas.

Os participantes deste mercado precisaram redirecionar suas negociações para outros bancos, como o UBS.

O Ministério das Relações Exteriores da China informou que o banco está se esforçando para minimizar o impacto e as perdas após o ataque.

- O ICBC tem monitorado de perto o assunto e tem feito o seu melhor na resposta de emergência e na comunicação de supervisão - disse o porta-voz do ministério, Wang Wenbin, em entrevista coletiva.

O porta-voz acrescentou que os negócios permanecem normais na sede do ICBC e em outras filiais e subsidiárias em todo o mundo.

'Choque para os grandes bancos de todo o mundo'

O incidente destaca um perigo que tira o sono dos executivos de bancos: a perspectiva de um ataque hacker que poderia, em algum momento, paralisar uma peça-chave do sistema financeiro, desencadeando um efeito em cascata. Até mesmo episódios breves fazem com que os bancos e seus supervisores governamentais exijam mais vigilância.

- Esse é um verdadeiro choque para os grandes bancos de todo o mundo - disse Marcus Murray, fundador da empresa sueca de segurança cibernética Truesec. - O ataque ao ICBC fará com que os grandes bancos de todo o mundo corram para melhorar suas defesas, a partir de hoje.

Acompanhe tudo sobre:ChinaHackers

Mais de Economia

Arrecadação de agosto é recorde para o mês, tem crescimento real de 11,95% e chega a R$ 201,6 bi

Senado aprova 'Acredita', com crédito para CadÚnico e Desenrola para MEIs

Haddad evita comentários sobre o Copom e diz que decisão “atrasada” do FED trará ventos favoráveis

Análise: Copom deixa a porta aberta para acelerar ritmo de alta da Selic para 0,5 ponto percentual