Economia

Macron diz que Polônia está se isolando da Europa

Comentários vieram após a Polônia mudar seu posicionamento sobre a revisão da diretriz de trabalhadores "destacados" da UE

Emmanuel Macron: "a Polônia não está definindo o futuro da Europa hoje, nem vai definir a Europa de amanhã" (Stoyan Nenov/Reuters)

Emmanuel Macron: "a Polônia não está definindo o futuro da Europa hoje, nem vai definir a Europa de amanhã" (Stoyan Nenov/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 25 de agosto de 2017 às 09h33.

Varna, Bulgária - O presidente da França, Emmanuel Macron, disse nesta sexta-feira que a Polônia está se isolando da Europa e que os cidadãos poloneses "merecem mais" do que a recusa de seu governo em se comprometer com as leis europeias sobre o emprego de mão de obra de países de baixa remuneração.

Macron disse que Varsóvia, onde um governo nacionalista e eurocéptico está no poder desde 2015, está se movendo na direção oposta da Europa em diversas questões e que não será capaz de determinar o caminho futuro da Europa.

"A Europa é uma região criada com base em valores, uma relação com a democracia e liberdades públicas, com os quais a Polônia está, hoje, em conflito", disse Macron, na terceira parada de uma viagem à Europa Central para ganhar apoio para sua visão de uma União Europeia reformulada.

O líder francês descreveu a recusa da Polônia em mudar seu posicionamento sobre a revisão da diretriz de trabalhadores "destacados" do bloco, o que o líder francês diz que leva a um "dumping social e concorrência desleal", como um erro.

Em um ataque que pode arrastar as relações entre as potências europeias ocidentais e a Comissão Europeia em Bruxelas de um lado, e a Polônia do outro a um novo mínimo, Macron disse que o povo polonês merece mais.

"A Polônia não está definindo o futuro da Europa hoje, nem vai definir a Europa de amanhã", disse Macron em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente da Bulgária, Rumen Radev, na cidade de Varna.

Acompanhe tudo sobre:FrançaPolôniaUnião EuropeiaEmmanuel Macron

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis