Economia

Rafael Brito, deputado federal e presidente da FPME, é entrevistado da EXAME desta sexta

A Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME) tem como missão defender uma educação pública de qualidade, com atuação relevante no Congresso Nacional

 (Vinicius Loures / Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

(Vinicius Loures / Câmara dos Deputados/Agência Câmara)

Publicado em 14 de março de 2025 às 09h38.

Última atualização em 14 de março de 2025 às 10h15.

Os desafios da educação no Brasil e os principais projetos sobre o tema no Congresso serão discutidos na entrevista ao vivo com o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), Rafael Brito, nesta sexta-feira, 14, às 10h30, com transmissão pelo canal do YouTube da EXAME.

Formada em abril de 2019, a Frente Parlamentar Mista da Educação (FPME), conhecida como Bancada da Educação, é composta por mais de 200 parlamentares, entre deputados e senadores. A missão do colegiado é defender uma educação pública de qualidade, com atuação relevante no Congresso Nacional.

A frente tem como focos para 2025 a valorização docente e a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que define metas para a educação pública.

Brito tem 43 anos e é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas, com especialização em Marketing e Gestão Empresarial. Ele atuou como empresário no ramo de distribuição de alimentos e na indústria, até ingressar na carreira pública, quando assumiu a Secretaria do Trabalho de Alagoas.

Foi presidente da Desenvolve, a Agência de Fomento de Alagoas, e atuou na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em 2021, assumiu o desafio de comandar a Secretaria da Educação até 2022, quando se exonerou para se candidatar ao cargo de deputado federal. Foi eleito deputado federal em 2022, com 58.134 votos (3,51%).

A entrevista será conduzida por André Martins, repórter de Brasil e economia na EXAME, e Luciano Pádua, editor de macroeconomia da EXAME.

Acompanhe tudo sobre:EconomiaEducação

Mais de Economia

Haddad diz a Moody's que meta fiscal será cumprida pelo 2º ano consecutivo em 2025

União vai garantir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS se necessário, afirma Tebet

Banco Central autoriza que financeiras emitam letras de crédito imobiliário (LCI)

Trump chama presidente do Fed de 'tolo' após anúncio de manutenção da taxa de juros